CRH

Idade masculina e a morfologia dos espermatozoides

O efeito da idade…

Sim, a idade do homem influência a função reprodutiva masculina. Em 2007, nosso grupo publicou na Reproductive BioMedicine Online o achado de uma correlação positiva entre o aumento da idade masculina e a elevação dos danos de DNA dos espermatozoides.

Em 2012, na Reproductive Biology and Endocrinology, mostramos uma significativa diminuição dos espermatozoides com morfologia normal com o passar da idade do homem (>= 41 anos). Além disso, houve um aumento também significativo dos espermatozoides com vacúolos largos.

O impacto da idade nos parâmetros seminais pode ocorrer tanto devido aos efeitos específicos da idade por si só, quanto por fatores associados, como doenças vasculares, obesidade, infecções das glândulas reprodutivas ou acúmulo de substâncias tóxicas.

Entretanto, o principal ensinamento obtido destas pesquisas sinaliza para que não apenas as mulheres engravidem mais cedo (antes dos 37 anos) mas que também os homens sejam aconselhados a procriar antes dos 41 anos.

  1. The effects of male age on sperm DNA damage in an infertile population. Reproductive BioMedicine Online 2007, 514-519 www.rbmonline.com/Article/2960
  2. The effects of male age on sperm analysis by motile sperm organelle morphology examination (MSOME). Reproductive Biology and Endocrinology 2012, 10:19 www.rbej.com/content/10/1/19

Enquetes

Qual é o melhor destino
para os embriões congelados?

Participe

Pesquisa
para homens

Avalie seu conhecimento
sobre sua própria fertilidade

Participe

Cadastre seu e-mail e
receba as novidades do CRH: