CRH

História


Em 1990, nasceu o primeiro bebê concebido por fertilização "in vitro" do interior do Estado, com a ajuda da equipe do doutor Franco Jr.

A história do Centro de Reprodução Humana Prof. Franco Jr. confunde-se um pouco com a de seu fundador, o médico José Gonçalves Franco Jr, que sempre dedicou sua carreira ao estudo e à pesquisa na área de reprodução assistida.

Formado pela Faculdade de Medicina da USP, em Ribeirão Preto, em 1969, doutor Franco Jr especializou-se em ginecologia e obstetrícia. Dedicou os primeiros anos de sua profissão ao atendimento clínico e à carreira de professor na mesma faculdade em que se formou e tornou-se doutor em Medicina. No entanto, não via unicamente na carreira acadêmica sua realização profissional.

Em 1984, já com alguns anos de experiência profissional, decidiu sair do país para se especializar num setor da ginecologia que se desenvolvia rapidamente: reprodução humana. Foi na Universidade da Califórnia Irvine, nos Estados Unidos, que o doutor Franco Jr se especializou em reprodução. Depois de um ano e meio envolvido com pesquisas e atendimentos clínicos nos Estados Unidos, retornou ao Brasil e, em Ribeirão Preto, na Maternidade Sinhá Junqueira, implantou o primeiro Centro de Reprodução Humana do interior paulista, em 1988.

Em 1990, nasceu o primeiro bebê concebido por fertilização "in vitro" do interior do Estado, com a ajuda da equipe do doutor Franco Jr. Em 1992, o CRH já tinha ajudado na geração de 50 crianças nascidas por essa técnica, foi aí que a equipe passou a promover a "Festa dos Bebês”. A Comemoração se repetiu por quatro anos, reunindo cada vez mais crianças e seus pais. Em 1994, já tinham mais de 300 crianças nascidas por tratamento na instituição. Na última festa, que aconteceu em 1998, foram mais de 1.500 convidados que lotaram o Salão Coliseu Lona Branca, em Ribeirão Preto. Depois disso, se tornou inviável esse tipo de comemoração pois ficou impossível organizar um evento de tamanho porte.


Festa de confraternização entre médicos e pacientes na comemoração de quatro anos do Centro de Reprodução (1992)

2ª Festa dos Bebês (1994)

3ª Festa dos Bebês (1997)

Festa dos Bebês de 1998 reuniu mais de 1.500 pessoas


Dr. Ricardo Baruffi, Ana Lúcia (embriologista), Prof. Franco Jr, Idalga Piana (administrativo) e Claudia Petersen (embriologista) (1999)

O Centro de Reprodução Humana funcionou na Maternidade Sinhá Junqueira por 17 anos. Em 2005, para se modernizar e melhorar a capacidade de seus laboratórios e instalações, ganhou um novo endereço, na avenida João Fiúsa, 689.

Em quase 30 anos, a equipe do CRH têm contribuído para o aprimoramento técnico e tecnológico de sua área. Só no Brasil, são mais 200 trabalhos científicos publicados e mais de 100 no exterior. Por seu trabalho de sucesso, o Centro atrai pacientes de toda América Latina em busca de ajuda na hora de gerar filhos.

Tour virtual

Pioneirismo

1990 - 1o nascimento após FIV do interior de São Paulo
1991 - 1o nascimento após doação de óvulos
1994 - 1o nascimento após criopreservação de embriões
1995 - 1o nascimento após coleta de espermatozoides do testículo/ICSI.
1995 - 1o nascimento com a utilização do Laser para Assisted Hatching.
2007 - 1o nascimento após seleção de espermatozoides em alta magnificação (SUPER-ICSI).

Enquetes

Qual é o melhor destino
para os embriões congelados?

Participe

Pesquisa
para homens

Avalie seu conhecimento
sobre sua própria fertilidade

Participe

Cadastre seu e-mail e
receba as novidades do CRH: